O que é um coro cabeludo normal.

Diante de tantos e todos os acontecimentos mundiais dos últimos 3 anos, boa parte da população feminina hoje encontra-se com perda de cabelos além de outras questões consideradas relevantes a nível de saúde. O evento pós-viral tem se mostrado mais agressivo que o próprio acontecimento viral, uma vez que cada tipo de sequela relatada se torna uma surpresa para os estudiosos da pandemia.

Sequelas discrepantes ao evento viral, inexplicáveis sistemas comprometidos em indivíduos saudáveis, tantos fatores que custamos a acreditar mérito às queixas dos que procuram ajuda. A queda dos cabelos, dentre outros fatores, é uma das mais consistentes queixas pós-pandemia, e a incapacidade de avaliar a si mesmo leva a uma histérica busca por soluções fáceis e rápidas devido ao desespero estético que causa a perda brusca das madeixas.

Todos os casos que temos atendido nos levam a pensar… o que é um quadro normal? O que é um cabelo e um couro cabeludo normal? Quem o possui?

Exames simples podem revelar as características do couro cabeludo e, através disso, podemos mensurar a qualidade do cabelo que está produzindo, de forma a contribuir para os protocolos de tratamento desenvolvidos com mais assertividade. A dermatoscopia é o exame da vez dentre os tricologistas e dermo terapeutas capilares. A análise é feita com base em 110 ou 12 fotos retiradas da pele do couro cabeludo com uma microcâmera potente e alguns itens são analisados, de forma que podemos considerar a possibilidade de tratamento baseado no exame.

Sem uma amostra para traçar parâmetros e delinear procedimentos terapêuticos, ficaria inviável tratar pacientes em histeria por causa da perda capilar. O desespero tem levado pacientes a acreditar em receitas milagrosas sem considerar o risco que elas possuem por causa da ausência de um instrumento de avaliação antes de colocá-las em prática.

Diante desses fatos, muitos perderam ainda mais cabelos e agora se encontram em situação de risco emocional por um evento externo. Um couro cabeludo normal deve apresentar de 2 a 3 fios por óstio, mas pode chegar a 5; possui uma camada fina de brilho fluida que protege o epitélio; os vasos sanguíneos podem ser vistos de forma tênue, trazendo uma coloração saudável roseada suave; a superfície do couro cabeludo deve ser lisa; encontramos também cabelos de vários calibres, pois estão em diferentes fases de crescimento; em 1cm² é possível contar em torno de 69 fios.

Tais características são imprescindíveis para uma classificação de um couro cabeludo como sendo normal.

DO ITAJAÍ – UNIVALI, Vale; CAMBORIÚ, Balneário; CATARINA, Santa. A INSERÇÃO DOS SERVIÇOS DE TERAPIAS CAPILARES NOS SALÕES DE BELEZA: A BUSCA POR UM NOVO NICHO DE MERCADO.

DA CRUZ, Halina França; MENEZES, Luana Renyelle Oliveira; BRITO, Isabelle Andrade. Análise capilar no diagnóstico de patologias do cabelo e couro cabeludo: um Projeto de Extensão. Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes – SEMPESq-SEMEX, 2016, 18.

Compartilhe nas mídias:

 

© copyright 2024 Insallus CNPJ 00.000.000/0001-00

Todos os direitos reservados   

Termos de uso
Política de privacidade

Central de atendimento


+55 61 99999-9999
+55 61 99999-9999

×